Perguntas Frequentes
Tem dúvidas? Nós esclarecemos!
Perfil
Sim, as nossas equipas de expansão terão de verificar as suas características (localização, dimensão, custos, etc.) e realizar o estudo de viabilidade correspondente. Posteriormente, a Dia irá apoiá-lo com tudo o que precisar para o converter.
Contrato
Um contrato que inclui os três pilares fundamentais: marca, know-how e apoio.
Este é o documento que damos aos potenciais franqueados antes de apresentarmos o contrato final. Contém as obrigações essenciais do contrato de franquia e uma apresentação corporativa da Dia, da rede de franquia e do modelo de negócio.
O termo contratual inicial é fixado num período inicial de 1 ano com prorrogações anuais automáticas, a menos que qualquer uma das partes se oponha à renovação. A nossa filosofia não é obrigar ou obrigar-nos quando não há vontade de o fazer.
De facto, o nosso contrato prevê uma área geograficamente exclusiva para a gestão do negócio/do respectivo formato.
Sim, qualquer uma das partes pode opor-se á renovação do contrato, nos prazos contratualmente acordados.
Abertura
Acompanhamo-lo e apoiamo-lo para que a sua abertura seja um sucesso.
O número de pessoas a recrutar é calculado de acordo com o volume de negócios de cada loja.
A nossa empresa ajuda os franqueados com tudo o que eles precisem, mas a responsabilidade pela contratação de pessoal é exclusivamente deles.
Os franqueados e a sua equipa recebem: formação teórica numa loja-escola e formação online através da nossa Academia Dia. Além disso, fornecemos estágios em loja acompanhados por um formador.
Comercial
Uma política comercial pensada para oferecer ao cliente os melhores preços do mercado.
A Dia define a gama de produtos de cada estabelecimento com base no seu know-how, prestando especial atenção ao fornecimento de uma oferta comercial que desenvolva as vendas e facilite a rotação dos produtos.
As nossas ofertas comerciais não afetam a percentagem de margem oferecida aos nossos franqueados. A Dia tem um sistema de compensação para este efeito.
Sim, dependendo da área de superfície e da oferta comercial da sua loja, o know-how e experiência da Dia inclui a distribuição do espaço da loja, bem como a colocação do produto nas prateleiras, a fim de desenvolver a venda e a rotação da gama de produtos.
Funcionamento
O funcionamento da loja é simples, eficiente e de baixo custo.
O nosso sistema faz uma sugestão de encomenda com base no stock existente, frequência de entrega e uma previsão de vendas. O objetivo é poupar-lhe tempo, otimizar a rotação e evitar faltas. É um desenvolvimento próprio da empresa comprovado nas suas próprias lojas e franquias, que está em constante evolução.
Dependerá da loja. 5 a 6 dias por semana. A logística Dia é sustentada por 3 plataformas que proporcionam a maior eficiência. Cada camião multitemperatura fornece todos os produtos (refrigerados, congelados e alimentos secos).
Os produtos podem ser devolvidos se forem recebidos em condições inferiores às ótimas para venda.
Dependendo das necessidades de cada loja, tentamos fazer visitas pelo menos uma vez por semana.
Os horários de abertura de cada loja são estabelecidos de modo a fornecer o melhor serviço ao cliente e de uma forma rentável para o franqueado.
Financiamento
Na Dia estamos disponíveis para equacionar medidas de apoio financeiro para facilitar a sua
entrada na rede.
Se a franquia estiver localizada numa loja da titularidade da Dia ou numa Loja Minipreço já em funcionamento, não será necessário investimento nas instalações ou equipamento, pelo que o nível de investimento corresponderá às necessidades e exigências em termos de capital circulante.
Serão necessárias: Garantia Contratual bem como Garantia adicional no âmbito do fornecimento de mercadorias.
No caso do franqueado fornecer as suas instalações, terá que as adaptar à imagem do Minipreço.
Será necessário garantia contratual bem como exigências em termos de capital circulante.
Cada caso é analisado individualmente no sentido de tornar o investimento acessível dentro de um plano de viabilidade de negócio.
Essencialmente dependerá das vendas e do sucesso da gestão do seu negócio em que o seu contributo será o elemento diferenciador. Outros factores têm também grande relevância na rentabilidade do negócio tal como, custos com pessoal, perda de mercadoria, produtividade.
Não. Como qualquer negócio e qualquer franquia, que depende em muito do modelo de gestão do franqueado, há sempre um risco comercial para ambas as partes.